De acordo com o estudo anual Mercado de Pizzarias, realizado pela Apubra o segmento nacional vive um momento de expansão saudável em um cenário mais estável. Dados mostram que, com um aumento de 9,52% nas aberturas de novas unidades em 2024, o setor de pizzarias cresceu 7,25% no índice geral de pizzarias ativas em relação ao mesmo período de 2023.
O estudo considerou a amostragem de 36.568 estabelecimentos dos portes ME, EPP e LTDA ativos no país no último ano, o que simboliza 75% do mercado, desconsiderando as MEIs, que não foram incluídas na análise. O relatório ainda revela que no último ano houveram 48% menos fechamentos do que em 2023, totalizando 5.282 pizzarias inativas ou encerradas em 2024, menor número desde 2017.
Com a inauguração de 3.867 novas pizzarias em todo o território nacional em 2024, a região Sudeste segue com a maior concentração de estabelecimentos, com 51% das unidades em funcionamento. Em seguida, encontra-se a região Sul (20%), Nordeste (16%), Centro Oeste (9%) e Norte (4%).
Um dos grandes destaques do estudo é a ascensão do setor nas regiões Norte e Nordeste, que lideram o crescimento percentual acumulado de pizzarias ativas no país. Tocantins (32,2%), Pará (23,4%), Amapá (20,3%) e Maranhão (20,1%) se destacam ao registrar os maiores índices de expansão no último ano, disparando à frente dos demais estados no último ano.
São Paulo, que concentra 63,9% do volume total de pizzarias ativas da região Sudeste, registrou o menor crescimento acumulado do país no último ano, com alta de apenas 2,8% na quantidade de estabelecimentos ativos. Apesar de ainda liderar em volume absoluto, com 32,63% das pizzarias em funcionamento no território nacional, o ritmo de expansão tem sido mais lento em comparação aos outros estados.
Segundo Leandro, esse cenário pode ser um sinal do aumento da competitividade local e também um reflexo das mudanças no fluxo migratório nacional. “O estado de São Paulo continua liderando em volume absoluto de pizzarias, tanto que a capital do estado ainda é considerada a Capital Nacional da Pizza, porém, o ritmo de expansão é menor. Um dos fatores que pode ser responsável por isso é a perda líquida de residentes que a região tem registrado nos últimos anos, conforme apontado pelo IBGE, em que mais de 89 mil pessoas deixaram São Paulo entre 2017 a 2022. Além de novas tendências, essa mudança torna o mercado paulista ainda mais competitivo e exige cada vez mais gestão estratégica para prolongar a vida útil dos negócios”, esclarece.
Metodologia
A quarta edição do estudo Mercado de Pizzarias no Brasil tem como intuito mapear aspectos do segmento como distribuição geográfica, concentração de estabelecimentos ativos, porte das empresas, aberturas e fechamentos, a partir do apoio de especialistas em dados. As informações foram extraídas de fontes oficiais do governo, que compreende empresas cadastradas na Receita Federal, em situação ativa, até dezembro de 2024. Além disso, o estudo segue os critérios estabelecidos na pesquisa qualitativa, realizada diretamente pela Apubra, que como atingiu um número relevante de resultados adotou como critério de pesquisa analisar dados de mercado apenas das empresas autodenominadas como “pizzaria” na Razão Social/Nome Fantasia, com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 56, dos seguintes portes: ME, EPP e LTDA.
Vale ressaltar que, apesar de compreender uma amostra significativa do mercado, o número final apresentado corresponde, em média, a 75% do setor de pizzarias do Brasil. Clique aqui e confira o estudo na integra.
Da Assessoria de Imprensa Apubra

