Quem planeja viajar para os EUA, seja por turismo ou negócios, precisa se preparar para um grande desafio: O tempo de espera.
Atualmente, os brasileiros estão enfrentando um longo período de espera, que pode ultrapassar 16 meses.
O consultado norte-americano, instalado em São Paulo, é o que apresenta maior espera para a entrevista. Conforme estudo realizado pela AG Immigration, escritório de advocacia imigratória para os EUA, a fila no estado de São Paulo chega a 505 dias. Os consulados dos demais estados estão demorando entre 337 e 434 dias.
Por exemplo, no Rio de Janeiro o tempo de espera é de 435 dias para a entrevista, já em Porto Alegre, esse tempo leva em torno de 337 dias, considerando a entrevista do visto B1/B2.
Por que tirar o visto dos EUA se tornou tão demorado?
Com as restrições de acesso ao país, determinadas em março de 2020, os EUA se fecharam para turismo, o que retomou apenas no começo de novembro de 2021.
Sendo assim, esse prazo tão longo é consequência da demanda reprimida que se formou com a pandemia da Covid-19.
Posição do consulado
Em nota, divulgada pela CNN Brasil, a embaixada destacou as medidas que estão sendo tomadas para reverter a situação e reduzir os prazos.
“Desde a retomada pós-pandemia do processamento regular de vistos, a Embaixada e Consulados no Brasil têm trabalhado ativamente para contratar e treinar funcionários adicionais e acrescentamos horas e dias extras (como Super Sábados) para aumentar a capacidade de processamento de vistos. Ampliamos para 48 meses o período para que solicitantes renovem seus vistos de não-imigrante sem a necessidade de uma entrevista. Como resultado, em novembro de 2022, a Embaixada e Consulados dos EUA emitiram em todo o país 66% mais vistos de turista e negócios do que no mesmo período pré-pandemia”.
O consulado destacou ainda que “os candidatos que possuem uma viagem emergencial podem solicitar o adiantamento da entrevista, de acordo com instrução no site”.
Vale destacar que, esse prazo de espera é para tirar o visto pela primeira vez, nas categorias negócios e turismo. Outros tipos de visto são bem mais rápidos. Consulte o site do consulado para saber mais sobre as modalidades.
Essa regra também vale para a renovação dos vistos, onde o prazo é menor e, em alguns casos, a entrevista também pode ser desconsiderada.
Precisa tirar o visto dos EUA e não sabe por onde começar? Confira alguns pontos importantes e que são orientados pelo consulado
Em primeiro lugar, definir o propósito da viagem e outros fatos determinarão que tipo de visto é exigido pela lei de imigração dos EUA. Confira aqui, a Lista de Tipos de Visto para determinar qual categoria é a mais apropriada para sua viagem aos Estados Unidos.
O consulado orienta ainda 4 passos essenciais para solicitar o seu visto americano:
- Preencher o formulário DS-160 disponível no site oficial do consulado
- Pagar a taxa e agendar a vista ao CASV e a embaixada ou consulado para a entrevista de visto
- Para quem é de Porto Alegre, tudo é feito no consulado
- Leve seu passaporte e documento ao CASV e comparece à entrevista na embaixada ou consulado
- Se for aprovado, busque o seu passaporte ou recebe pelo correio, conforme sua escolha
Para entender melhor cada um desses passos, o consultado criou uma série de vídeos curtos. Confira nesse link -> Solicitando seu visto
Por que empresários da pizza devem tirar o visto dos EUA?
Viajar é sempre uma experiência enriquecedora, tanto no fator pessoal, quanto empresarial.
Sendo assim, além do fator turismo, existe uma série de oportunidades que os empresários da pizza podem viver durante uma experiência de viagem aos EUA, tais como:
– Conhecer a maior feira de pizza do mundo, o Pizza Expo, que ocorre em março, em Las Vegas. O evento também oferece dezenas de seminários para educação profissional do setor.
– Pizzarias americanas são referência no quesito processos, vale a pena visitar o país para viver experiência de consumo ou realizar visitas técnicas, com foco em conhecer a operação.
Para viver essa experiência com segurança, a recomendação é fazer essa visita com quem já tem experiência nessa viagem. A Apubra realiza anualmente uma missão internacional para o Pizza Expo, onde conduz um grupo de empresários da pizza que são associados a entidade.
Sem dúvida, uma experiência segura e diferenciada para quem quer viver dias de muita inovação, inspiração, integração e entretenimento. Para saber mais, fale com a Apubra