Dia 01 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Veganismo. Aproveitamos essa data para apresentar alguns dados do setor e falar sobre este conceito que está ganhando força e que ainda tem muita oportunidade no setor de pizzarias.

O Crescimento do Veganismo no Brasil

Estudo apresentado pela Sociedade Vegetariana Brasileira, apresentou alguns dados sobre o mercado Vegado. Confira:

  • 85% dos brasileiros possuem algum nível de intolerância à proteína do leite de origem animal, segundo a Mordor Intelligence
  • 70% dos consumidores no mundo está mudando de dieta para prevenir doenças, segundo a Sainsburys
  • 49% dos consumidores brasileiros afirmaram ter reduzido o consumo de carne nos últimos 12 meses
  • 85% experimentariam carnes vegetais que fossem idênticas às de origem animal, segundo a GFI, 2020

Além dos veganos, também cresce o segmento de Flexitariano, que são pessoas que reduzem o consumo de carne. Destes,  segundo pesquisa IPEC, realizada em 2021, 46% dos brasileiros deixam de comer carne. Pelo menos uma vez na semana, por vontade própria . E, 32% dos brasileiros escolhem uma opção vegana. Quando essa informação é destacada pelo restaurante/ estabelecimento

Um indicador adicional do crescente interesse pelo veganismo no Brasil é o aumento de 660% nas buscas pelo termo “vegano” de janeiro de 2014 a dezembro de 2022, de acordo com o Google Trends. Isso demonstra que o veganismo está se tornando uma parte importante da conversa pública e das escolhas de estilo de vida dos brasileiros.

As Razões por trás da escolha Vegana

O que está motivando essa crescente adesão ao veganismo? Os consumidores têm diversas razões. Muitos estão optando por alternativas à base de vegetais devido ao cuidado com a saúde (56%), nutrição (28%), e a busca por novas experiências de sabor (26%). Além disso, a sustentabilidade das marcas é considerada muito importante para 67% dos consumidores. O fato de 80% das pessoas acreditarem que alternativas alimentares à base de vegetais são mais saudáveis também é um fator importante. Alguns adotam uma dieta vegana para prevenir doenças (44%) e para ter opções alimentares mais variadas (39%).

Pizzarias e o Mercado Vegano

A pesquisa realizada pela Apubra revela que as pizzarias também estão atentas a essa mudança no cenário alimentar. Estudo realizado durante a Fispal 2023, com mais de 200 estabelecimentos, indica que 47% das pizzarias já incluem opções veganas em seus cardápios.

A diversidade de opções de pizzas também está em alta, com 64,7% das pizzarias oferecendo opções sem lactose, massa integral, sem glúten ou variações veganas e vegetarianas.

×