O PIX revolucionou os meios de pagamento digitais por possibilitar transferências instantâneas mesmo aos finais de semana e feriados entre contas distintas. Mas, a funcionalidade que deveria ser o motivo de muita tranquilidade para o empreendedor, tem sido o motivo de muitas dores de cabeça. Na última semana, uma pizzaria localizada na cidade de Marília, interior de São Paulo, foi vítima de um caso de estelionato através de golpe do falso Pix. O crime consiste em o criminoso apresentar um falso comprovante de pagamento e receber o pedido sem ter realmente pago a conta.  

No último dia 27 de outubro, o gerente da pizzaria procurou a Polícia Militar para denunciar um prejuízo de R$837, gerado nos três dias anteriores por um cliente que realizou o pedido por celular e como pagamento, solicitou a chave pix do estabelecimento. Entretanto, ao consultar o extrato, o gerente percebeu o golpe. 

Como evitar cair em golpes?  O PIX segue como um excelente meio de receber pagamentos, mas para evitar transtornos,  o estabelecimento deve tomar algumas precauções.   “A empresa pode se precaver utilizando alguns mecanismo de segurança que a própria conta utiliza como, por exemplo,  receber notificação em um celular sempre que  receber um pagamento.  Também recomendamos que o empresário facilite a conferência de pagamentos. Para isso, é possível utilizar uma conta bancária secundária apenas para receber essa modalidade de pagamento e um funcionário em cargo de confiança como gerente, tenha acesso para realizar a conferência em tempo real” comenta Adalmir Monteiro, consultor jurídico da APUBRA.   Monteiro também sugere  que não se utilize o CNPJ como chave PIX.  “Não recomendamos a utilização de e-mail como chave pix por ser difícil de digitar e sujeito a muitos erros. Uma boa opção é o uso de chave pix por telefone”.  complementa.