Em 1889 foi criada uma das pizzas mais amadas do planeta e que leva o nome de uma mulher: A Margherita.

Conta a história que os reis italianos, Umberto I e Margherita, estavam passeando pela cidade de Nápoles, na Itália, quando um pizzaiolo decidiu preparar uma pizza especial para eles, com ingredientes que lembrassem as cores da bandeira italiana.

Desta forma, caprichou na  muçarela, tomate e manjericão, criando a receita que encantou a rainha e todos desde então.

A partir daí, a criação que levou o nome da rainha Margherita, se faz presente em pizzarias do mundo todo.

Mas, não é apenas com os nomes das pizzas que as mulheres fazem história nesse universo. Elas também passaram a ser protagonistas, atuando como pizzaiolas e empresárias.

No Brasil, temos diversos nomes para destacar, dentre elas Bruna Mota, do Rainha das Pizzas; Rosângela Carvalho, da Pizzaria Família Bressane; chef Anna Bokel da Pizzaria Secreta e Lary Negreiros da Bráz.

No entanto, sabemos que o mercado da pizza ainda é muito dominado pelos homens e que temos muito para evoluir.

Sabemos também que é um desejo dos empresários da pizza ter ambientes de trabalho mais diversificados, com oportunidades para homens e mulheres.  Por isso, aproveitamos esse dia para convocar as mulheres a conhecerem mais sobre esse universo e ressaltar que a Apubra está aqui para contribuir e ser a ponte para essas oportunidades.

Recentemente abrimos cursos gratuitos de capacitação. Estamos planejando novas turmas e desde já convidamos todas as mulheres interessadas para que sigam nossas redes sociais e fiquem por dentro de qualquer novidade (@apubra.pizzariasunidas).

Para te inspirar, convidamos você para continuar essa leitura e conhecer agora a história de uma pizzaiola muito especial.

Rosângela Carvalho: Profissão pizzaiola, vocação persistência

A pizzaiola Rosângela Carvalho, 62 anos, iniciou na profissão em 2011, depois de passar alguns anos atuando em um negócio próprio, também no segmento de alimentação.

A profissional conta que passou por dificuldades no início de carreira, justamente devido a majoritariamente masculina. “Os obstáculos começaram quando fui fazer o curso de pizzaiola. Eram muitos homens e eles não aceitavam que nós, mulheres, fizéssemos o serviço de bater e abrir a massa, por exemplo. Eles preferiam que nós fatiássemos os ingredientes”, relembra ela.

Quando começou a trabalhar, Rosângela também encontrou problemas e falta de aceitação. Um homem,  que seria um colega de trabalho dela, chegou a sair do restaurante por não aceitar mulheres na cozinha.

Mesmo assim, Rosângela nunca desistiu e foi a sua persistência que a levou a ser uma grande profissional e conquistar muitos objetivos. “Foi nessa área que eu realizei meus sonhos, consegui reformar meu apartamento, formar meu filho na faculdade, comprar a minha moto e conquistar tudo que preciso. Hoje tenho a minha independência financeira. Para mim isso é o suficiente e não preciso de mais”, finaliza ela que, mesmo aposentada, quer continuar na profissão por muito tempo.

Rosângela é pizzaiola na Pizzaria Família Bressane, onde atua há mais de sete anos.

Para nós, da Apubra é uma honra ver pizzarias associadas estimulado e gerando oportunidades para as mulheres. Aproveitamos para perguntar: Na sua pizzaria tem pizzaiola? Compartilhe a história dela conosco usando os comentários abaixo ou por e-mail (marketing@apubra.org.br)