Estudo realizado pelo Núcleo de Marketing da ESPM, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), revelam caminhos que ajudam a melhorar as decisões relacionados as campanhas de marketing digital, voltadas para o setor food service.
Utilizando Inteligência Artificial, eles avaliaram quase 44 mil postagens do Instagram, de 28 empresas do setor food service e conseguirem identificar qual tipo de comunicação envolveu mais o público.
Desta análise, surgiram nove temas que se destacam, são eles: Fitness, evento, edição limitada, delivery, novidade, duelo, embaixador, segurança e promoção.
A Apubra fez uma análise sobre essas indicações de temas e trouxemos insights para facilitar a aplicação nas pizzarias. Confira a seguir e veja como melhorar o engajamento nas suas redes sociais.
Aplicando os 9 temas com mais engajamento na sua pizzaria
Fitness: Poste dicas sobre equilíbrio entre alimentação e exercícios, sugira opções de pizzas mais saudáveis e compartilhe histórias inspiradoras de clientes que combinam a paixão por pizza com um estilo de vida saudável. Quem trabalha com pizzas veganas, vegetarianas, zero glúten e zero lactose também podem explorar essas opções de produto.
Evento: Anuncie eventos especiais, como noites temáticas de pizza, workshops de culinária, ou degustações exclusivas. Crie posts animados e convites visuais para atrair o interesse dos seguidores. Lembre-se que temos uma data muito importante, que é o “Dia da Pizza”, mas você não precisa esperar apenas por esse momento. Crie atrativos.
Edição Limitada: Introduza sabores de pizza sazonais ou edições limitadas de ingredientes especiais. Crie um senso de urgência para experimentar essas opções únicas antes que elas desapareçam. Fazer parceria com alguma chef renomado, por tempo determinado, é uma excelente alternativa também.
Delivery: Mostre a comodidade do seu serviço de entrega, compartilhe fotos apetitosas das pizzas sendo entregues e ofereça descontos exclusivos para pedidos online.
Novidade: Mantenha seus seguidores atualizados sobre os novos sabores de pizza, ingredientes ou complementos no menu. Use imagens e vídeos de dar água na boca para destacar as novidades. Priorize seus clientes mais fiéis, compartilhando a novidade com eles sempre com ex
clusividade, via WhatsApp, e-mail ou APP.
Duelo: Crie enquetes divertidas para os seguidores escolherem entre diferentes sabores de pizza, ingredientes ou estilos de massa. Isso pode gerar discussões saudáveis e envolver a audiência.
Embaixador: Destaque clientes regulares ou influenciadores locais que amam sua pizzaria. Compartilhe suas experiências, fotos e histórias, mostrando que eles são embaixadores da sua marca.
Segurança: Essa você deve fazer com bastante naturalidade. Procure mostrar os bastidores de como o produto e feito e indiretamente demonstrar todos os cuidados e medidas com higiene e segurança alimentar. Os clientes gostam de ver bastidores e isso transmite bastante confiança.
Promoção: Ofereça promoções exclusivas, como combos especiais de pizzas e bebidas, descontos para grupos maiores ou ofertas de aniversário e Dia dos Namorados, por exemplo. Fazer um calendário promocional, alinhado com datas comemorativas também funciona bastante. Não esqueça de investir em designs e campanhas criativas para atrair a atenção do público.
Profissionalize o seu marketing digital
Conhecer e saber aplicar os temas que geram mais interação pode ser um grande diferencial para sua pizzaria e melhorar a experiência com o público, no entanto lembre-se que outros fatores também são relevantes para o sucesso do engajamento das suas redes sociais.
Postagens constantes, planejamento, conteúdo criativo, linha editorial clara, identidade, relacionamento com o público são alguns fatores imprescindível para o sucesso desse trabalho. Lembre-se de usar imagens de alta qualidade, vídeos curtos e textos envolventes para acompanhar cada um desses temas. A variedade de conteúdo manterá seus seguidores interessados e engajados com a pizzaria nas redes sociais.
Por fim, vale ressaltar que toda essa dinâmica demanda tempo e a recomendação é sempre contar com um profissional experiente e dedicado para ajudar nesse desafio.
Sucesso!