Há poucos meses, a presença de três marcas brasileiras no 50 Top Pizza World movimentou a mídia. Dia 21 de novembro, mais um grande reconhecimento foi feito para mais três empresas nacionais, com o 50 Top World Artisan Pizza Chains 2022, ranking que elege as melhores redes de pizzarias que seguem processos artesanais.

Em 41º está a Ciao Pizzeria, com unidade matriz em Porto Alegre e outras unidades na região sul do país e também uma unidade na capital paulista, na região de Pinheiros.

Em 28º lugar está a 1900, rede de pizzaria atualmente dirigida pelo Chef Erik Momo, que também é associado APUBRA.  Em entrevista para a APUBRA, Erik comenta sobre como foi o processo até a premiação. “Estava ciente da participação desde setembro, mas a organização pede para manter sigilo sobre a presença da marca no prêmio. Até a data da celebração, que aconteceu no dia 21, não sabemos de nada como quem são os outros da lista nem mesmo a própria colocação.  Tudo foi revelado durante a celebração e é uma grande satisfação receber esse reconhecimento”, comenta Erik .

A presença brasileira se estende para mais uma marca, com a tradicional Pizzaria Bráz ocupando o 5° lugar. “É uma alegria para nós estarmos entre as melhores pizzarias do mundo, num evento tão bem organizado pelo 50top pizza, que tem feito um belíssimo trabalho e contribuído tanto para a história da pizza. Numa cidade tão especial quanto Madri, novo polo de desenvolvimento da pizza. Este prêmio é uma conquista de nossas equipes que se dedicam diariamente e aos nossos clientes que nos prestigiam há quase 25 anos”, destacou Camila Prado, gerente de marca da Bráz.

A marca Bráz surgiu em 1998 como homenagem às origens da pizza no país, centralizadas na famosa região paulistana, operando atualmente com 5 unidades.

Erik Momo destacou o fato de duas marcas paulistas estarem na competição. “Na outra edição do prêmio que elegeu pizzarias independentes, teve a presença de 3 pizzarias brasileiras e ambas de São Paulo. Nesta edição que reconhece as melhores redes com processos artesanais estão novamente duas empresas do estado.  Sabemos que São Paulo dita tendências, é importante para o setor de pizzarias, mas a premiação chega como um reconhecimento extra do potencial da região” comenta Erik.

Sobre o prêmio: Ao contrário de 50 Top Pizza World que premia as marcas independentes, o 50 Top World Artisan Pizza Chains elenca redes de pizzarias com ao menos 5 unidades no país de origem, e que independente do estilo de pizza, o processo de produção é artesanal – como por exemplo produção da massa e outros itens da produção de forma artesanal e individualizado em cada unidade, sem a centralização de produção em um determinado ponto e com produção em escala industrial.

Seguem abaixo as 10 melhores. O ranking completo pode ser visto no site https://www.50toppizza.it/

  • 1ª – Da Michele (Itália)
  • 2ª – Big Mamma Group (França)
  • 3ª – Grosso Napoletano (Espanha)
  • 4ª – Berberè (Itália)
  • 5ª – Bráz Pizzaria (Brasil)
  • 6ª – 400 Gradi (Estados Unidos)
  • 7ª – Pizza Pilgrims (Inglaterra)
  • 8ª – Errico Porzio (Itália)
  • 9ª – Luigia (Suíça)
  • 10ª – Sorbillo (Itália)