O caso parece absurdo mais aconteceu no Rio de Janeiro.
Uma cliente pediu uma pizza de calabresa com cebola, mas ao abrir a embalagem se deparou com um ingrediente a mais: Um pano de chão por cima da pizza.
O problema ocorreu no dia 28 de setembro e acabou viralizando nas redes sociais, após a consumidora relatar o problema para um grupo de moradores da Tijuca, na Zona Norte do Rio.
O restaurante, onde foi realizado o pedido, lamentou o ocorrido e informou que o incidente foi causado por um descuido do cozinheiro. Ressaltou ainda que o pano não era utilizado para fins de limpeza, mas sim para manusear a forma quente.
“A gente está aqui há mais de 30 anos e nunca aconteceu nada. Podem procurar, não teve nada de problema assim em todo esse tempo. Nós procuramos a cliente, que já era nossa freguesa há muito tempo, e conversamos com ela para explicar a situação e pedir desculpas. Não vai acontecer mais, estamos todos consternados. Eu e meu primo, que também é sócio, nem dormimos essa noite”, explicou o proprietário do estabelecimento, ao jornal O Dia.
Por respeito ao empresário, optamos por não divulgar seus dados.
O restaurante possui todos os documentos de fiscalização necessários para funcionar e procura seguir os protocolos de higiene à risca, mesmo assim, não escapou de tamanho erro.
Sem dúvida é uma falha absurda que prejudica muito a imagem do estabelecimento, mas não estamos aqui para julgar o empresário e sim avaliar que se trata de um problema da qual ninguém está imune.

O que fazer nessa situação?

O cliente pode contar com o que está determinado no Código de Defesa do Consumidor, que prevê o direito ao reembolso. Caso a pessoa se sinta lesada de alguma forma, pode acionar ainda a justiça e pedir danos morais, mesmo se não houver ingestão da comida.
Por parte da pizzaria, cabe apenas reforçar os cuidados e reconstruir a confiança. Algumas recomendações:
– Faça treinamentos frequentes com a equipe;
– Faça pesquisa de clima. Os dados podem revelar informações importantes, tais como identificar se existe excesso de trabalho ou falta de bem estar de algum dos profissionais;
– Estabeleça novos processos para produção dos alimentos, controlando desde o pedido até a saída;
– Crie vistoria em duas etapas, passando pelo cozinheiro e profissional responsável por lacrar a embalagem antes de entregar ao portador;
– Procure meios para reestabelecer a confiança do público. Uma das possibilidades é usar as redes sociais para demonstrar de forma transparente com ocorre todo processo de produção.
E, sem dúvida, o mais importante é pedir desculpas e dar a devida atenção e satisfação ao cliente que sofreu o problema.