Microrganismo – Entenda os tipos e regras básicas para se manter longe de inimigos indesejáveis 

Muitas são as exigências para manter a cozinha da pizzaria em dia com a higiene e dentro das normas da vigilância sanitária. Mas além de manter os utensílios limpos e higienizados, conhecer um pouco mais dos inimigos invisíveis que podem tomar conta do local é fundamental.  Conversamos com a nutricionista, Marina Gallego Bianco, consultora nutricional da APUBRA, para sabermos mais sobre os microrganismos. 

 

Microrganismos – Em resumo, podemos diferenciar os microrganismos em três tipos – patogênicos, deteriorantes e úteis.   “Os patogênicos são os que causam doenças sem interferir no aspecto, cheiro ou sabor do alimento. Já os deteriorantes são aqueles que provocam mudança de cor, odor e sabor de alimento, além de proporcionar alterações no aspecto e textura, como por exemplo, presença de áreas mofadas”, explica Marina. “Temos também uma terceira divisão, que são os microrganismos úteis, que são encontrados na fermentação de leite, iogurtes e queijos, bem como as leveduras utilizadas em fermentos de panificação e nas bebidas, como vinhos e cervejas”, acrescenta.   

Zona de risco –  Marina pontua que a proliferação de microrganismos pode acontecer de inúmeras formas, mas o conhecimento e práticas adequadas  são essenciais para evitar dores de cabeça.  “Temperaturas entre 5°C e 60°C são consideradas zona de risco para a multiplicação dos micro-organismos. Mantenha sempre os alimentos em temperaturas mais baixas (geladeira e freezer) ou mais altas (cocção e banho maria quente) para garantir que a multiplicação dos micro-organismos seja diminuída. Alimentos em que a multiplicação atinge quantidades infectantes, podem provocar doenças em quem está ingerindo” finaliza.


Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'wp_ob_end_flush_all' not found or invalid function name in /home/apubra/www/wp-includes/class-wp-hook.php on line 307